Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cada um, cada um?


Ao longo dos meus dez anos de vida corporativa, consegui perceber que mesmo que totalmente diferentes, todas as empresas por onde passei sempre tem os mesmo sujeitos.

Passei até agora por 4 grandes empresas, de diferentes ramos e mercados de atuação mas TODAS, absolutamente TODAS possuem as mesmas figuras caricatas do meio corporativo.

Vamos à eles, já que eu adoro uma lista:

O estagiário...

Esse primeiro espécime merece uma subdivisão, afinal de contas existem dois tipos de estagiários, o esperto e o não esperto.

O Estagiário não esperto não carece de muita dissertação, TODO mundo conhece o estagiário não esperto de longe. Normalmente ele vai no seu primeiro dia de trabalho vestido de terno e gravata e continua com esse traje até mais ou menos o sexto mês dentro da Cia. Sendo assim, qualquer novo funcionário dentro da empresa, com espinhas ou cabelo estilo surfista que usa terno e gravata é o estagiário não esperto.

Já o estagiário esperto,  consegue se misturar com outros membros da sua equipe, e facilmente se passar como um assistente novo da área. Provavelmente só o viram de terno no dia da entrevista, e olhe lá. Foi na entrevista também que esse estagiário já pescou qual a VIBE da equipe, e qual o bar onde os Happy Hours se consolidam. Características marcantes do estagiário esperto são a desenvoltura na hora de contar uma piada e a velocidade na hora de "apertar" unzinho!!!

Ele provavelmente continua sua carreira pela empresa migrando para a segunda figura comum em qualquer empresa:

O Nice Guy...

O Nice Guy é o cara que mais produz dentro de uma empresa. Ele produz várias bitucas de cigarro e muitos copos plásticos sujos de café. Isso porque sua característica mais marcante é ser amigo de todos, e sempre estar acompanhando alguém no café ou no fumódromo. Claro que existem exemplares destes que produzem muito também em suas atividades profissionais, mas normalmente desenvolvem um problemas sérios de autoconfiança, e por se considerar amigos de todos, se acha indispensável. Se você é um desses cuidado, Nice Guys existem por todas as partes, e substituir um por outro é tarefa simples.

Quando o estagiário esperto não se transforma em um Nice Guy, ele tem o que chamamos de caminho do mal. Uma espécie de Sith dentro das companhias. 

Ele se transforma no Carreirista...

O nome já diz tudo!!! É o cara que começa como o bom estagiário, passa de leve pelo Nice Guy, mas logo se traveste de Carreirista, que só pensa em construir sua escalada dentro da companhia a qualquer custo. Uma mulher carreirista também é conhecida como a fofoqueira da FIRMA, e essas sim são perigosas.

Muitas das mulheres com quem me "relacionei" dentro de uma firma foi criação da Carreirista Feminina. Algumas foram verdadeiras mesmo.

Outra figura que toda empresa tem é o:

Puxa-Saco...

Se for para discorrer sobre todas as peculiaridades desse cara, o texto já extenso, vai ficar ainda mais longo. Única coisa que não posso deixar de comentar é sobre o Puxa-Saco "adolescente apaixonada" ou também conhecido como "Dona Florinda".  É aquele cara que está conversando com você sobre qualquer assunto (desde de um papo sobre a Estagiária, ou sobre o Planejamento de todo a companhia), e quando o chefe chega ele simplesmente ignora sua presença, olha para o Chefe, demonstra um brilho no olhar, e te deixa falando sozinho.

Lamentável...

O último e mais enigmático é o Dinossauro...

O dinossauro é o cara que está há anos na empresa. Normalmente com toda a sua experiência, também é uma espécie de patrimônio dentro da empresa. O que o torna a figura mais enigmática da empresa é o fato d não ter mais ninguém com tanto tempo de casa para dizer qual o caminho que ele traçou para chegar no posto de dinossauro e assim nos deixar a dúvida de qual profissional devemos ser para chegarmos até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário